Saiba como fazer sua própria extensão de elétrica e conheça um pouco do novo padrão brasileiro de plugues e tomadas.
Veja como escolher o fio de sua extensão e como descascar fios usando 2 alicates.

16 respostas
  1. Márcia Abreu
    Márcia Abreu says:

    Olá,
    Primeiro, adorei as dicas…..
    Gostaria de ajuda pois tenho uma sobra enorme de fios de 1,5mm e 2,5mm, sobras da instalação elétrica da casa, e preciso de extensões elétricas de cerca de 25 metros.
    Posso montar com esta sobra de cabos??? Tenho sobra para fase, neutro, terra….
    Desde já, obrigada.

    Responder
  2. Felipe Leão
    Felipe Leão says:

    Muito bacana esse site… a pergunta do Orlando Costa Cid, é bem comum, estou com a mesma duvida, mesmo que o amigo Átila respondeu, tudo em video fica mais explicado e trás mais retorno em mídia, isso pode ser simples e basico para quem já mexe com isso, mas para quem não entende assim como eu acha maravilhoso, até pq é melhor gastar um dinheiro onde vc sabe o como funciona e que vale a pena, sou profissional da area de tv sou Videographer/Editor, aliás curtir muito a vinheta do Oficina de Casa. Meus caros sei que já falei muito porém mais a dizer, não sei se seria bem o segmento de vocês, mas a galera de TV, Produtora, pessoas que fazem video independente, acho que esse é o caso de vcs tbm, precisam de equipamentos como travelling, grua, stand cam e etc e isso seria interessantissimo ter em video, pensem nisso, pq vcs tem uma linguagem simples e objetiva, e essa area precisa de pessoas como vcs. Ah vcs são de SP Capital??? Trampo numa produtora de TV na Web, e tive uma ideia bem legal.

    Responder
    • Átila Jorge de Oliveira
      Átila Jorge de Oliveira says:

      Carissimo é simples…. precisará de bocais, lâmpadas e fio, um macho de tomada e fita isolante… estamos falando de uma iluminação básica e simples. Pegue um fio paralelo (dois fios unidos pela capa ) de 2,5 por exemplo e a cada intervalo de 1,5 ou 2 metros, como queira, separe os fios rompendo a ligação do meio deles, deixando cada um separado do outo, por uns 20cm e alternadamente descasque um depois o outro com uma distancia de dez cm, não deixando os pontos descascados coincidirem, cuidado para não romper os filamentos do fio, em cada ponto, enrole uma das pontas dos fios dos bocais também descascados obviamente, deixando bem justo, descasque nas pontas dos fios dos bocais uns 3 cm, para enrolar firme no fio principal, e isole com a fita isolante, esticando e dando voltas para ficar bastante justo e seguro, dê de cinco a dez voltas cobrindo além das partes que foram descascadas, um pouco mais, para ficar seguro.

      Responder
    • Átila Jorge de Oliveira
      Átila Jorge de Oliveira says:

      No fio principal não precisa descascar demais uns dois cm é suficiente, para obter bom contato, verifique para o fio do bocal ficar bem justo, isso evita mal contato e risco de fagulhas, isole bem, as pontas finais do fio, pode colocar a ultima lâmpada (com o bocal), ou isolar as pontas separadamente, mantenha sem desencapar, e isole cada extremidade por segurança, podem ficar juntas mas isoladas pela fita, não há problema, só não pode unir as pontas se estiverem desencapadas, se não terá um curo-circuito… ai fudeu.

      Responder
    • Átila Jorge de Oliveira
      Átila Jorge de Oliveira says:

      bem na outra extremidade, vai desencapar e ligar um macho de tomada… não é para enfiar no cú de nenhum amigo bombado…. é para desencapar e prender no artefato de tomada que enfia no buraco da fêmea (tomada da parede). se for usar voltagem 110 volts, a tomada convencional, as lâmpadas também devem ter a mesma voltagem. Checa tudo, enfia na tomada e vê la se deu a luz.

      Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *