Cada tipo de lâmpada possui um modelo específico de soquete para recebê-la.

As lâmpadas incandescentes, as refletoras da linha PAR, as refletoras com LED, as halógenas com refletor dicroico ligadas diretamente à rede e a maioria dos modelos de fluorescentes compactas  são de rosquear, e o soquete para ligá-las tem a referência E-27, em função do tamanho de sua rosca. Esse tipo de soquete é fabricado de louça, plástico ou baquelite, dependendo de sua aplicação.

As lâmpadas fluorescentes tubulares utilizam dois soquetes, um em cada ponta, que recebem os dois terminais de cada lado da lâmpadas, somente encaixados. De cada soquete saem dois fios que vão para o reator. No modelo de fluorescente T5, que possui o menor diâmetro, os soquetes são menores porque a distância entre os terminais em cada ponta é menor.Esses soquetes são de plástico, pois esse tipo de lâmpada esquenta pouco.

Existem lâmpadas fluorescentes compactas que usam soquetes de encaixe, que são específicos para cada modelo.

Lâmpadas halógenas com refletor dicroico, as dicroicas de 12v, usam um soquete de porcelana com um rabicho de fios siliconados, justamente para aguentar a alta temperatura que alcançam. Há também as lâmpadas halógenas sem refletor – que utilizam um soquete com as mesmas características.

Lâmpadas halógenas palito também usam  soquete de porcelana com rabicho de fios siliconados, adequados para o seu encaixe.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *