Caixa para guardar sobras

Posted 12/05/2012 by Neivoldes S. Neves in

Uma caixa simples onde possa guardar todas as sobras

Entrei em minha oficina um dia e percebi que não existia um lugar para guardar os pedaços de madeira que sobravam dos trabalhos feitos e que sempre são úteis em algum momento, pois estavam todos espalhados e ocupando espaços úteis para o trabalho.

Resolvi fazer alguma coisa para armazenar esses pedaços de madeira e também para guardar e organizar alguns materiais de outros possíveis trabalhos. Criei, então, uma caixa medindo 800 x 400 x 400 mm, com rodízios, e uma subdivisão para colocar os pedaços menores. Com 5 pedaços de compensado de 15 mm já cortados nas medidas certas, separei as ferramentas necessárias para começar a construir minha caixa.
1 chave Philips, furadeira e 1 JIG da Wofcraft.

 

Para fixar as peças, usei um JIG para fazer a furação em diagonal, o que facilitou prender as laterais com parafusos. O JIG é uma peça que possibilita um trabalho rápido e eficiente, fica bem firme e com um acabamento bem legal, pois pelo lado de fora não se vê nenhuma furação, parafusos ou encaixes.

 

Depois de fazer as furações, foi só juntar e fixar com os parafusos, tanto as laterais como o fundo do caixote.

 

Após a montagem, que é bem simples, virei a peça e coloquei as rodas, para que ficasse mais prático e fácil deslocar a caixa depois de cheia. Sem isso, e com o peso do material, ficaria difícil tirá-la do lugar se fosse preciso.
Com a caixa pronta, comecei a pensar como faria a divisão, pois a caixa foi feita para guardar pedaços de madeira de diversos tamanhos, mas precisava ser prática.
Então, como guardar pedaços pequenos sem que se percam no fundo da caixa?

 

Fui para o papel e comecei a ‘rabiscar’, fiz alguns desenhos em 3D para ter uma melhor visão. Pronto, cheguei a uma solução interessante, agora é voltar à mesa de trabalho e executar. Boa diversão!

 
  • Ferramentas utilizadas
  • Furadeira/parafusadeira
  • JIG da Wofcraft
  • Chave Philips
  • Materiais usados
  • Compensados de 15 mm
  • Rodízios simples para 20 kg cada
  • Parafusos de madeira

Sobre o autor

Neivoldes S. Neves
Neivoldes S. Neves

Diretor de Arte

22 Comentários


  1.  

    Pra quem gosta de trabalhos manuais




  2.  

    olá adorei suas novidades. sou curiosa e gosto de mexer em madeira e ferramentas, preciso de uma dica tenho dois armarios e alguns móveis que gostaria de juntar tudo e fazer uma grande estante para guardar diversas coisas de artezanato, será que se eu te enviar as fotos vc me orienta como devo fazer para juntar tudo isso? obrigada e abraços




  3.  
    Benedito Oliveira

    Nota dez




  4.  

    Muito bom o site , adorei… espero novidades!! abraço




  5.  


  6.  

    Quiero felicitarte desde Uruguay, es un placer mirar los videos de youtube y ahora ver el portal.
    Mis felicitaciones por el trabajo que desarrollas




  7.  

    Agrego una sugerencia, podrías colocar la opción de impresión del paso a paso para que podamos tener la guía impresa y poder hacer las compras y demás.




  8.  

    Olá Marcelo, não sei se já fizeram essa pergunta em algum outro post mas, onde posso encontrar o JIG da Wofcraft ? É uma marca francesa ? Ah sim: aproveito para parabenizá-lo pelo projeto do Jig para cortes com serra tico-tico… Desde então meus cortes estão quase profissionais e minha serra se tornou minha melhor amiga… rsrsrs ! Abraços !




  9.  

    Oi, obrigado e parabéns pelos projetos, veja na Casa Jnakao, eles tem. Abraco




  10.  

    Oi, obrigado e parabéns pelos projetos, veja na Casa Jnakao, eles tem. Abraco




  11.  

    Parabéns!! Excelente conteúdo e muito boa a didática nos tutoriais!!




  12.  

    Olá! Onde encontro esse JIG da Wofcraft, ou algum parecido? Já procurei na minha cidade e não existe isso por aqui.




  13.  

    boa noite! meu nome é bruno e sou seu fã. o senhor bem que poderia postar comentários sobre a serra circular e tico tico da marca hitachi! essa marca é boa?
    . meu email é brunocabral79@hotmail.com




  14.  

    Oi Bruno, Hitachi é uma excelente marca !




  15.  

    Oi Bruno, Hitachi é uma excelente marca !




  16.  

    Ola, boa noite! Ótimos trabalhos e dicas o sr aprese, porem gostaria de saber só re esse jig, onde posso comprar e se aqui no Brasil é conhecido por este nome tbm. Obrigado




  17.  

    Fiz uma cabeceira de cama com retalhos de madeira. agora gostaria de fazer um rack de parede para TV, também com retalhos. Já tem algum passo-a-passo publicado?




  18.  

    Bom dia, este projeto não tem um PDF pra ajudar…iniciante …obrigado.





Leave a Response

(required)