Estante para vidros

23
Posted 08/08/2012 by Neivoldes S. Neves in
tutorial-estante-para-vidros-01-oficina-de-casa

Estante para vidros

Organize pregos, parafusos, arruelas, rebites, porcas, etc.
Para iniciar este projeto, foi necessário definir as dimensões da estante. Os meus vidros de parafusos já estavam classificados em cinco tamanhos, os quais foram adquiridos em um empresa de embalagens para que ficassem padronizados.
Defini as alturas dos vãos da estante em função da altura dos vidros e suas quantidades bem como a sua profundidade.

A partir daí, fiz o plano de corte das madeiras que eu possuía, porque consegui aproveitar vários retalhos.

 

O mesmo aproveitamento que obtive com as madeiras, também tive com a fórmica, pois usei vários retalhos.
Distribuí as madeiras sobre uma bancada e fui espalhando os pedaços de fórmica sobre ela para ter o melhor aproveitamento, além de numerá-los para que ficasse mais fácil na hora de colar.

 

Depois de tudo definido, comecei o processo de colagem. Usei a cola de contato – que é a cola indicada para se colar fórmica. Para isso, passei a cola tanto nos pedaços de madeira como nos de fórmica.
Ao se usar a cola de contato, é importante estar em um local ventilado e utilizar uma máscara, pois o cheiro é muito forte.
É EXTREMAMENTE IMPORTANTE TOMAR CUIDADO COM O MANUSEIO DESSA COLA, POIS ELA É MUITO INFLAMÁVEL; PORTANTO, TOME CUIDADO COM FONTES DE CALOR COMO CIGARROS, INTERRUPTORES, FÓSFORO ETC. SE VOCÊ ESTIVER SENTINDO O CHEIRO FORTE, É PORQUE SEU GÁS AINDA ESTÁ NO AR. DEPOIS DE SECA, DIMINUI O PERIGO.
Depois que todos os pedaços – tanto os de madeira como os de fórmica – estavam com a cola passada, esperei a secagem para iniciar a colagem.
Para saber se a cola já está no ponto, coloque a mão sobre ela. Se a sua mão sair suja de cola ou se ela desgrudar da superfície, é porque ainda não está seca. Entretanto, se a sua mão grudar, mas você perceber que ela está firme, é porque está seca. Para facilitar, siga as instruções da embalagem.

 

Para iniciar a colagem, é necessário colocar as peças na posição correta e ir fazendo a união devagar. A partir do momento em que a fórmica encosta na madeira, não é mais possível descolar, pois danificará as peças. Por isso que essa cola chama-se cola de contato – após o contato, não desgruda mais. Depois que o contato está feito, é importante passar por toda a superfície da fórmica a quina de um pedaço de madeira macia para colar partes que não tenham colado por causa de bolhas de ar.
Após colar a fórmica, em ambos os lados das madeiras, cortei as tiras correspondentes às prateleiras usando uma serra circular de bancada. Esses cortes poderiam ter sido feitos com uma serra circular manual e o auxílio de uma guia.

 

Como havia uma travessa no meio da estante para suportar o peso das prateleiras,fiz encaixes em tal travessa e no meio de todas prateleiras até o meio da profundidade.Para fazer esse cortes usei uma serra meia esquadria e um serra tico tico. Comecei a montagem da estante. Montei o quadro externo e a travessa vertical do meio.

 

Comecei a montagem da estante.Montei o quadro externo e a travessa vertical do meio.

 

E daí fui colocando as prateleiras.A face externa do contorno da estante eu não revesti de fórmica pois a medida que ia colocando as prateleiras ,ia pregando pelo lado de fora.Só depois de tudo colocado é que eu folhei com fórmica.
Além da cola usei um pinador pneumático,o que facilitou bastante o trabalho.Mas poderia perfeitamente ter usado pregos.
Antes de iniciar a montagem, cortei pedaços de madeira com o tamanho dos espaços entre as prateleiras que foram definidos no início do projeto, ou seja, espaçadores que facilitaram na hora de montar cada prateleira, ou seja, coloquei um espaçador de cada lado, encaixei na travessa do meio e preguei dos dois lados.

 

Após ter terminado a montagem da estante comecei a dar acabamento nos topos das madeiras.Para isso usei uma fita de PVC própria para esta função.Passei cola de contato no topo de todas as madeiras e nas fitas de PVC.Para facilitar o trabalho de passar cola nas fitas,cortei-as no tamanho desejado ,e as prendi em uma tábua uma ao lado da outra com fita crepe para que pudesse passar a cola de maneira homogênea ,pois se fosse passar uma a uma levaria muito tempo e daria mais trabalho.

 

Depois que a cola secou colei as tiras alinhando-as por um lado da madeira e depois retirando o excesso com um estilete.
Depois de limpar todos os excessos de cola com thinner, pendurei-a na parede usando pequenas cantoneiras.

 
  • Ferramentas utilizadas
  • Serra circular de bancada (opcional)
  • Serra circular manual
  • Serra tico-tico
  • Pinador Pneumático (opcional)
  • Martelo
  • Espátula dentada
  • Estilete
  • Grampos
  • Esquadro
  • Lápis
  • Pincel
  • Materiais usados
  • Compensados de 10 e 15 mm
  • Fórmica branca de 0,08 mm
  • Fita de bordo em PVC branca
  • Cola de contato
  • Cola PVA
  • Pregos
 


Sobre o autor

Neivoldes S. Neves
Neivoldes S. Neves

Diretor de Arte

23 Comentários


  1.  

    a serra circular manual poderia ser subtituida somente pela serra tico-tico?




    •  
      Ana Carolina Matos

      Hahauheuahuehuaheuae. Depende do nível de sua habilidade. Se for muito alta, dá pra fazer só com os grampos.




    •  

      Ainda não tô lá mto habilidosa, mas também não tô mto rica pra comprar a serra circular =~




    •  

      Raíssa,voce pode substituir a serra circular manual pela tico tico,porém dará um pouco mais de trabalho para realizar os cortes com precisão. Se voce ainda não possui uma serra tico tico e vai adquirir uma,sugiro que compre uma máquina mais potente e de uma marca de primeira linha,o que lhe dará condições de fazer bons cortes.As tico tico mais fracas e leves não respondem bem para fazer cortes precisos pois deixam a desejar em termos de potencia quando necessitamos delas.No caso de cortes retos,use uma quia para conduzir a tico tico e não force a máquina para cortar mais rápido pois ela pode começar a cortar torto ou seja,a serra foge da sua perpendicularidade.Nossa,falei difícil agora,hem ! Vá no tempo da máquina. Uma boa máquina é máquina para vida toda.

      Abs

      Oficina de Casa




    •  

      Obrigada pela resposta!
      Tem alguma marca que você recomendaria?




    •  

      Máquinas profissionais da Makita,Bosch ou Dewalt




  2.  

    Você foi um grande achado na internet , muito obrigado por compartilhar




  3.  

    Acho este tipo de trabalho maravilhoso; adoro tudo que e feito com madeira.




  4.  

    Gosto tanto de trabalho com madeira que, quero ver se compro um banco de marceneiro, para fazer uns trabalhinhos em casa;tipo:casa de passaros, comedor comunitario e etc…




    •  

      Obrigado Mario. Mas não compra o banco, faz ele você e pode contar com nossa ajuda, se achar legal manda uma foto para a gente em nosso email de contato e colocamos aqui em nossa lista, quem sabe você não tem sorte do seu banco virar um filme. Nós te ajudamos, faça você mesmo…. é mais legal, barato e muito bom para seu ego….




  5.  

    Bom dia.
    Procurando na net por ferramentas para trabalhos em madeira,achei oseu site. Maravilhoso…. Sou artesa e preciso fazer pequenas coisas de madeira, tais como: supote de bonecas de varios tamanhos, resplendor para espirito santo, suporte para mobiles, etc. Soque queria fazer ao meu modo, com madeira dess caixotes de feira. Nao sei que ferramentas comprar. Voce poderia me ajudar? E tudo de pequeno porte.
    Obrigada




  6.  
    Giudete Nascimento

    MASSA!!!




  7.  

    Ba Tarde , adorei a idéia e gostaria de uma ajuda , estou abrindo um salão de manicure e gostaria de montar um painel na parede de esmaltes, com mais ou menos uns 200 esmaltes gostaria de saber qual madeira poderia estar usando para que suporte o peso dos esmaltes e as divisórias o material e a espessura da madeira . obrigada




    •  

      Oi Aline,voce pode fazer essa estante para seus esmaltes com compensado ou mdf.Não sei o modelo da estante que pretende fazer mas vidros de esmalte não pesam muito portanto creio que possa fazer com a espessura de 10 ou 15 mm.Repare que nesta minha estante usei uma peça vertical no meio,justamente para apoiar as prateleiras no meio .
      Espero ter ajudado

      Abs

      Marcelo Aguilera




  8.  

    ola, adorei o seu site, estou começando a trabalhar com esse tipo de arte com madeira, e gostaria de saber, como você passa a cola no MDF para a colagem da formica? São duas mãos ou uma só? estou vendo um pincel, mas ele não deixa muito excesso de cola? por que depois não tem jeito de tirar a cola devido a secagem rápida. desde já agradeço e te parabenizo pelo seu site e videos.




    •  

      Oi Heitor ,passei cola de contato com pincel nas bordas,mas voce pode passar com espátula dentada.Quanto ao excesso de cola com o pincel,voce consegue controlar.Às vezes o pincel facilita.Quanto a quantidade de demãos,vai depender do quanto a madeira absorveu a primeira demão.Toque na cola com a palma da mão e se achar que não está com uma boa pega,aplique outra demão.Voce pode carregar na primeira demão,procurando não deixar poças de cola.

      Abs

      Marcelo Aguilera




  9.  
    Antonio Bsb

    Marcelo, vc tem em PDF o modelo dessa estante de vidro???
    Ah, como eu faço para cortar o final dos encaixes, as duas linhas paralelas td bem, mas, e qdo tiver que cortar o final?

    Muito obrigado!!!




  10.  

    ola amigo, estou gostando muito de seus trabalhos, ja até realizei 2 deles, o jig para corte de anglo e jig para esquadrar. sempre que possível minha esposa assiste comigo. ela inclusive me pediu para ver com vc se não teria alguma ideia um projeto para uma sapateira para as sandálias dela algo fácil de fazer mas que seja um modelo inovador diferente. fico grato pela atenção. e principalmente grato por compartilhar seus conhecimentos. um forte abraço. Cleuber S. Balieiro




  11.  

    você é fantástico !!!!
    obrigada !!!




  12.  

    sempre tive vontade de aprender essa arte !!! será que não pode dar um curso ao vivo, só para a gente ver ao vivo e em cores ??? de qualquer forma, obrigadíssimo pelas aulas…. eu só quero mesmo aprender….. abraços





Leave a Response

(required)