Corte 45 graus, corte ½ esquadria, gabarito, serra circular manual.

Criamos um gabarito de corte 45 graus , para atender de maneira prática e simples a necessidade de realizar cortes ½ esquadria em bordas de madeira, para criar peças mais bem acabadas.

Usando uma serra circular manual, a qual corre em uma guia fixa, sempre no mesmo lugar, conseguimos com este gabarito, posicionar bordas de chapas de MDF e compensado, de até 25 mm de espessura, para serem cortadas em ½ esquadria, possibilitando por exemplo montar nichos com as junções em ½ esquadria.

Para comprar o kit de materiais deste projeto, acesse: http://www.madeirasgasometro.com.br/oficina-de-casa/gabarito-de-corte-45%C2%BA-para-serra-circular-manual?PS=24

Oficina de Casa PDF

Um comentário sobre “Serra circular manual – Gabarito de corte 45 graus”

  1. Miguel Moreto disse:

    Olá Marcelo e Nei!

    primeiramente gostaria de parabenizá-los pelos vídeos! Estão sendo uma inspiração! Estou para comprar um casa e a primeira coisa que farei na casa nova será a oficina! Sou prof. de engenharia elétrica e lido bastante com projetos de eletrônica, por isso já me coloco à disposição se por acaso vocês precisarem de alguma dica/ajuda nesse sentido.

    Os vídeos de vocês são muito caprichados (assim como o trabalho realizado durante os vídeos). Sem falar que são muito didáticos. Disparado os melhores do Brasil.

    Mas o que eu gostaria de fazer duas perguntas para vocês:

    1) Vai dar muita diferença no acabamento e qualidade do corte se, ao invés de usar esse gabarito de corte 45 para serra circular, eu usar o gabarito para cortes retos (aquele é que apenas um pedaço de MDF no esquadro com uma guia em cima) mas calibrado com a serra inclinada de 45 graus? Geralmente as bases das serras permitem essa inclinação. Estou pensando naquele nicho feito com corte meia esquadria, daria para fazer dessa forma? Isso seria interessante, pois pouparia um bom espaço na oficina, já que esse gabarito para corte 45 graus é bem grandinho.

    2) Onde eu moro (Florianópolis), é muito úmido no inverno. Se eu deixar mdf na oficina de um ano para outro, certamente vai mofar tudo, como já aconteceu com uns MDFs que eu tenho em casa esse ano. O que fazer nesse caso? Se eu passar selador nos gabaritos, resolve? Uma opção seria fazer a oficina bem vedada e colocar uma máquina desumidificadora, mas isso tem um custo (máquina + energia elétrica).

    Saudações e muito obrigado desde já!

    Miguel Moreto
    Florianópolis – SC.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *