Cortes em ângulo, formas geométricas, molduras,corte 30 graus, corte 45 graus, corte 60 graus, corte 90 graus

Às vezes desistimos de criar peças diferentes, com formatos diferentes, justamente porque estes formatos exigem cortes em ângulo e estes cortes são difíceis de serem feitos. Com este jig você conseguirá realizar cortes em ângulo de maneira simples, rápida e precisa usando simplesmente uma serra tico tico manual e um medidor de ângulos. Este medidor de ângulos que utilizamos foi o ponto de partida para idealizarmos este jig, pois ele funciona somente na posição vertical,portanto para se medir e marcar os ângulos desejados é necessário que o jig esteja também na posição vertical. Depois de medir e fixar a peça a ser cortada, deita-se o jig e faz-se o corte com a serra tico tico.

Sua confecção apesar de muito simples deve ser realizada com precisão para seu perfeito funcionamento. Utilizamos 5 pedaços de madeira, 2 pedaços de tubo metálico e parafusos. Um jig que pode ser feito inclusive com retalhos de madeira.

Acompanhe o passo a passo e bons trabalhos.

[divider]
Oficina de Casa PDF

15 comentários sobre “Serra tico-tico – jig para cortes em ângulo”

  1. Joao Abreu disse:

    Bom dia Marcelo ! tenho acompanhado os seu vídeos diariamente que são de uma ajuda imensa.
    sou da ilha da madeira (Portugal). Quero congratula-lo da maneira que o Marcelo explica os seus projetos apresentados.
    Espero que o Marcelo continue sempre com essa alegria de partilhar o seu conhecimento connosco e nos traga sempre essa boa disposição de ensinar a resolver situações que nos aparece no dia a dia .
    um abraço .

  2. Oi, Joseval, infelizmente a máquina é fraca, depende da madeira e da velocidade em que você corta, mas uma máquina com mais potência de ajudaria mais

  3. Oi, Joseval, infelizmente a máquina é fraca, depende da madeira e da velocidade em que você corta, mas uma máquina com mais potência de ajudaria mais

  4. Boa noite. Tudo bem?
    Fiz exatamente igual. Porém quando começo a cortar a lâmina da serra começa a entortar para a direita e fica torto. Mesmo com a serra perfeita no guia a lâmina cria vontade própria e entorta para a direita. Chega até a travar, porque começa ir para direita e a base está em linha reta. Não sei o que está acontecendo. Será que é a máquina. Estou usando uma Serra Tico-Tico Einhell 400W BT-JS 400E.

  5. Valdeir J.Correa . Sou Artista Plástico e gosto de fabricar os chassis das minhas telas.Há muito vinha tendo problemas para os cortes em ângulo, embora tenha criado um Jig, mas nào tão funcional quanto o seu. Já estou substituindo pelo que voce apresenta. Tive o prazer de ler todas as dicas do seu site . São valiosissimas . Admiro muito o ato de compartilhar seus conhecimentos dessa profissão. Deus te ajude.

  6. Estou encantado com este projeto! Estarei confeccionando ele imediatamente…Obrigado por ajudar aqueles que amam a marcenaria e que não são profissionais … Abraços!

  7. Ola Marcelo. Gosto muito das suas idéias e quero parabeniza-lo por estar contribuindo para esta nobre profissão que é a marcenaria. Continue em sua missão pois ela é sem dúvida de muita valia para marceneiros e amantes da marcenaria em geral

  8. Adorei o seu Site, as suas dicas são muito legais, Parabens.

  9. Anônimo disse:

    bom dia marcelo gostaria de saber se este projeto tico tico pode fazer cortes em 45 graus transversais.

  10. Marcelo, homem de bom coração, ensinando o que sabe, parabens

  11. Interessante até para quem tem uma serra de bancada. Mais recursos para a tico tico.

  12. Marcelo, parabéns pelo projeto.

  13. Vagner Cruz disse:

    Oi Marcelo, muito legal este projeto, comprei recentemente uma serra tico tico baseado no video das serras tico tico e quando fui usa-la, descobri a dificuldade de serrar reto, mas agora com esse video irei realizar os meus projetos. Parabéns pelo canal, estava faltando um canal com esta qualidade. Valeu!!!

  14. Marcelo gostaria que vc fizesse um projeto para confecção de uma cadeira de madeira…

  15. Marcelo mais uma vez muito útil, parabéns…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *