Você gosta de pizza? Conheça um forno diferente

Infelizmente, não registrei em detalhes todo o passo a passo deste forno, mas vou contar sua história porque é um exemplo de reciclagem, reaproveitamento de materiais e um estímulo à criatividade.
Eu queria ter um forno de pizza, mas, ao mesmo tempo, queria poder mudá-lo de lugar. Por isso, não poderia ser de alvenaria.
Durante algum tempo, visitei com uma certa frequência uma empresa que recicla sucata industrial e que coloca para vender as peças em bom estado. Num certo dia, encontrei um tambor de inox oitavado, chapa grossa, e visualizei nele um forno de pizza. Mas não é sempre que as ideias dão certo.
Abri uma boca na sua lateral, coloquei uma portinha, fiz um buraco em cima para a chaminé, criei uma base redonda com tijolos refratários para acompanhar seu formato e acreditei que tivesse feito ”O FORNO”.

[divider]

Ficou uma droga! Era muito pequeno, não cabia a lenha e a pizza ao mesmo tempo; enfim, a ideia não tinha dado certo. Ficou encostado um tempão, quase indo para o lixo.
Foi aí que resolvi mudar tudo, pensei na situação e cheguei a uma solução muito boa.
Criei uma estrutura com tubos galvanizados (metalon), como se fosse uma mesa alta, revestida com tijolos refratários. Comprei um retalho de chapa grossa – também de inox – e criei na boca do forno um prolongamento, como se fosse um iglu. Fiz uma outra tampa e o forno renascia.

[divider]

Fiz um molde em papel para que a chapa se amoldasse à curvatura do forno, fiz os cortes necessários com uma esmerilhadeira, abri bastante a antiga boca, com o intuito de aumentar a área cúbica do forno, e deu certo. Como ele é de inox, usei eletrodos próprios para soldar inox. Nascia o tão esperado forno de pizza.

[divider]

Por ser metálico, conserva perfeitamente o calor e assa muito bem as redondas.
Eu o projetei de um jeito que se quiser desmontá-lo dá para virar o tambor de boca para cima e encaixá-lo sob a base de refratário. Se você reparar na foto, há um corte na base de baixo que é justamente onde se encaixa a parte do tubo da chaminé.
Ainda falta fazer uma tampa com chapa galvanizada que cubra a base de refratário, protegendo-a da chuva e de sujeira.

Um comentário sobre “Forno de Pizza”

  1. Bom dia,estou precisando de informações técnicas para desenvolvimento e construção de fogão feito de tambor,caso queira me adc. para novos comentários fique a vontade.
    FACEBOOKhttps://www.facebook.com/
    BLOGhttp://christianrobertgourmet.blogspot.com.br/
    Desde já agradeço por suas considerações,obrigado!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *