Graminho, jig, transferência de medidas, medidor, traçar linhas paralelas, marcações repetidas, ajuste de medidas, copiar medidas, instrumento de medição.

O graminho é uma ferramenta de marcação muito útil para marceneiros e carpinteiros pois com ele é possível fazer marcações iguais repetidas vezes bastando ajustá-lo na primeira vez e depois estando travado na medida desejada é só repetir a marcação, sem ter que ajustá-lo novamente .Para ajustá-lo você irá utilizar uma régua, trena, metro ou paquímetro. Sem o graminho faz-se necessário repetir a medição com a trena ou metro várias vezes seguidas e a chance de haver variações é grande.

O graminho padroniza as marcações.

Mostramos o passo a passo de dois modelos sendo que um deles também pode ser usado como um compasso.

7 comentários sobre “Graminho – como fazer e como usar”

  1. Emir Matta disse:

    Caro Marcelo,
    Recentemente descobri a "grandeza" do hobby com madeiras, é fascinante.
    O site, vídeos, dicas e principalmente os projetos, auxiliam sobremaneira os iniciantes.
    Parabéns pelo seu trabalho e dedicação na orientação.
    Sucesso!!

  2. Zitto Rossi disse:

    Olá Marcelo, Aqui fala o Zitto, venho agradecer o Video e as dicas, pois fiz o graminho e já estou utilizando a dois meses, Perfeito, há também fiz o Jig para serra circular. Tudo de Bom pra Você!!!

  3. estou gostando muito dos videos

  4. Nadia Benedik disse:

    boa noite gostei muito de suas dicas gostaria de umas dicas de como cortar em angulo 45 graus numa seera circular de bancada, estou tentando trabalhar na marcenaria que era de meu falecido pai, mas ainda não descobri como cortar em ângulo nnesta serra se puder me ajudar agradeço muito.
    meu imail é nadiabenedik1@hotmail.com ou quem sabe vc pode fazer um video que sempre asseso sua pagina realmente suas dicas são de muita valia.

  5. Olá Marcelo,

    Primeiramente parabéns pelo seu site. Absolutamente todo o conteúdo publicado aqui é realmente de grande utilidade e qualidade.

    Obrigado por compartilhar o seu tempo e o seu conhecimento.

    Gostaria de sugerir também um tema. Seria sobre os diversos tipos de dobradiças. Detalhes sobre instalação, escolha e etc… e se possível, a instalação da dobradiça tipo "clássica"(digamos), como aquela da porta mesmo, que tem que desbastar a madeira com formão para encaixá-la, tanto no batente quanto na porta, só que em um pequeno nicho ou móvel.

    Grato pela atenção.

    Vinicius

  6. Anônimo disse:

    Olá Marcelo! Parabéns pelo teu trabalho.
    Gostaria de sugerir que você fizesse um vídeo especifico sobre colas. Os vários tipos, tempo de secagem etc…
    Grato.

  7. Luciana Cury disse:

    Estou amando seus vídeos!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *