Aparador de mesa, suporte para pratos, reciclagem de madeira.

Usando madeira nobre, criamos um simples aparador de mesa, feito com sobras de tacos de ipê. Uma peça muito simples, onde as peças de taco são ajustadas e depois coladas. Apesar dos tacos serem padronizados,ao término da colagem, a face de cima precisou ser lixada com lixa grossa para igualar os desníveis. Já a parte debaixo, como tinha as ranhuras dos tacos para colagem no piso, aproveitamos e mostramos uma técnica de nivelamento feita com uma tupia de coluna, técnica esta muito útil, dispensando o uso de plaina.

Depois de nivelado e lixado, aplicamos verniz fosco. Caso vá colocar alimentos diretamente sobre a peça, é importante que ela receba óleo vegetal e não verniz ou similares por causa da toxidade.

Portanto, mãos à obra.

[divider]
Oficina de Casa PDF

11 comentários sobre “Aparador de mesa – reciclando tacos de ipê”

  1. Caro Jobe, tudo bem ?
    Perdoe não ter respondido seu comentário na ocasião.Muitos acabaram passando devido ao volume.
    Para realizar estes cortes que menciona, precisa usar uma serra tico tico.

    Abs

    Marcelo Aguilera

  2. Caro Magno, estou repassando comentários não respondidos,me perdoe a demora.
    Procure comprar ferramentas de boa qualidade, de preferencia profissionais ou industriais. São um pouco mais caras mas se pagam rapidamente fora o prazer de utilizá-las.Makita, Dewalt, Bosch, Hitachi, são ótimas marcas.

    Abs

    Marcelo Aguilera

  3. Roberto Dias disse:

    Marcelo seus videos sao d++++

  4. Wisney Santos disse:

    Boa tarde Marcelo, ainda bem que tem pessoas como você que compartilha seus conhecimentos seus vídeos são nota 10.

  5. Wisney Santos disse:

    Boa tarde Marcelo, ainda bem que tem pessoas como você que compartilha seus conhecimentos seus vídeos são nota 10.

  6. Boa tarde Marcelo, e adoro seus videos e gosto muito de fazer as coisas eu estou aprendendo muito com você, estou comprando minhas ferramentas, eu faço ferramentas de madeiras como grampo. Obrigado pelas aulas. Sebastião Carlos – Trabalho com Envelopamento Líquido para Automóveis, Recuperação de Para-brisas- Cristalização de Vidros -(31)3051-0266/31-98689836-Betim-MG

  7. Magno Ribeiro disse:

    Olá Marcelo, parabéns pelos trabalhos postados! Estou precisando de uma ajuda quanto a escolha de uma plaina, bem como dicas de utilização. Estou precisando trocar uma porta aqui em casa.

  8. Anônimo disse:

    Oi professor. Vejo sempre seu site e acho tudo muito legal. Pergunta : como faço para cortar a ponta de uma taboa de 10 cm por 120 cm de forma que ela fique feito um "palito de sorvete" ? Elas serão usadas para fazer um pequeno portão. Grato e um abraço, Jobe.

  9. Allan Vieira disse:

    Olá Marcelo,
    Adoro o site, adoro os vídeos…
    Estou pensando em montar uma oficina aqui em casa…
    Parabéns pela criatividade e pelo site!!!

  10. Muito bom Marcelo, parabéns.

  11. Simone Jvs disse:

    Olá Marcelo, Deus te abençoe, por compartilhar conhecimento. Amo marcenaria, que bom que encontrei seu canal, já assisti vários vídeos e estou praticando tbm. adorei esta peça para colocar a tupia, como faço uma?
    sabe eu fiz uma mesa de jantar aproveitando madeiras que eu tinha de cedro, não consegui fazer as cadeiras, pois não sei. será que poderia ensinar? muito obrigada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *