O que é uma cavilha e para que serve?

Cavilha é uma peça de madeira com formato cilíndrico utilizada para juntar, emendar madeiras.

Dica! Para unir peças com cavilhas. Marque a broca com uma fita crepe delimitando o tamanho do furo desejado (½ cavilha). Assim a cavilha não afunda demais na peça e perde sua função, que é de unir as partes. (fotos 3, 4 e 5)

Você sabia que existe outro tipo de cavilha com outra finalidade?
Quando um assoalho de madeira é aparafusado, usam-se tampinhas de madeira (também chamadas de cavilha) para cobrir as cabeças dos parafusos. (fotos 6 e 7)

[divider]

Apoio para pincel! Chega de sujeira!

Com um pedaço de arame, amarre o pincel pelo cabo e crie na outra extremidade um gancho para pendurá-lo na lata.
Outra opção é esse suporte com imã, simples e prático, é perfeito na hora de descansar o pincel.

[divider]

Para aparafusar mais fácil!

Quando você precisar colocar um parafuso em uma madeira dura, além de fazer um furo guia com a furadeira, passe um pouco de parafina na rosca do parafuso para ajudá-lo a deslizar melhor pelo furo. Basta ter à mão uma vela.

7 comentários sobre “Cavilha, pincel e parafuso”

  1. Marcos Amaral disse:

    Cavilhas de 12mml para assoalho de cumaru

  2. OLa Marcelo, não consegui enviar as fotos, mas eis o link do fabricante, é uma obra de arte, abs. sergio
    http://www.berlebach.de/?bereich=firma&sprache=english

  3. Ola Marcelo suas dicas são o máximo, gosto muito de marcenaria e ferramentas em geral (minha mulher diz que eu sou caçambeiro rssss!) e gosto de astronomia e telescópios (construi partes do meu telescópio) estou precisando construir um tripé de madeira para meu telescópio, não tem nada na net que me ajude e os tripés comprados são em sua maioria chineses e de plasticos e material fraco, existe um site de um fabricante que faz excelentes tripés,mas o preço em euros é de chorar, quem sabe você não nos auxilia a criar um modelo simples e fácil de fazer, é um desafio legal, sei que seu tempo é valioso mas dê uma olhada nessas fotos que vou mandar grande abraço Honorio

  4. Raffa Barbosa disse:

    Gosto muito de marcenaria. Gostaria de fazer um curso para aprimorar minha tecnicas. Minha madeira preferida é o compensado!

  5. Colocar um elástico comum (aquele de prender dinheiro mesmo) verticalmente na lata (meio que "cortando" a abertura em duas metades) também é muito bom na hora de limpar o excesso do pincel! Limpa no elástico, e não nas bordas da lata, evitando muita sujeira nela e na hora de tampar!

    Amei o site! Muito sucesso pra vocês!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *