Produtos,técnicas e dicas de pintura

Crie um stencil e mude o visual de um ambiente de sua casa usando um elemento de decoração diferente. Fizemos um stencil com um desenho estilizado da folha da costela de adão e decoramos uma parede externa já acabada com cal de pintura usando um tom de cal um pouco mais claro.O resultado ficou show .Vale a pena conferir.

 

Cal para pintura :
http://www.votorantimcimentos.com.br/htms-ptb/Default.htm

 

cola branca PVA : http://www.madeirasgasometro.com.br/cola-branca-pva-gasometro/p

Kits de faça você mesmo, Ferramentas e acessórios: http://www.madeirasgasometro.com.br

 
Parafusadeira e Serra Tico-tico à bateria:
http://www.shopstarrett.com/default.asp?lang=pt_BR&tipo_busca=subcategoria&codigo_categoria=2&codigo_subcategoria=13

Ferramentas manuais e de medição
http://www.shopstarrett.com/default.asp

 

Veja a diferença entre verniz marítimo e stain à base de água. Mostramos as características de cada produto, como aplicá-lo, como preparar a madeira e esclarecemos inúmeras outras dúvidas  colocadas por nosso público.

Aprenda a técnica da caiação, que é a pintura com cal.Ensinamos este tipo de pintura que tem uma característica mais rústica, dando dicas de mistura de corantes , fixação e aplicação.A caiação é indicada para paredes que estão brutas, no reboque, sem ter ainda sido pintada com látex.Desta forma as características do cal são preservadas, entre elas, deixar a parede respirar.E o melhor de tudo, possui um custo bastante baixo.

 

Massa para acabamento em madeira, masseando madeira, como massear madeira, corrigindo imperfeições na madeira.
Depois de aplicar o fundo preparador nas peças de madeira, aplica-se massa para corrigir as imperfeições. Mesmo depois de aplicada a primeira demão de massa e lixada, quase sempre é necessário retocar alguns pontos. Tanto para massear como para retocar, existem algumas opções de massa, como a massa para madeira, a massa plástica e a massa poliéster. A massa para madeira assemelha-se mais com a massa corrida usada em paredes, apesar de seu uso ser específico para madeira. Ela já vem pronta para uso e é fácil de lixar. Quando aplicada em espessuras maiores, tende a murchar depois de seca, sendo necessário retocá-la novamente. Já as massas plásticas e poliéster precisam ser catalisadas para serem usadas. Secam mais rápido agilizando o trabalho, porém são mais duras para se lixar. A vantagem é que depois de secas, permanecem inalteradas, sem murchar. O custo da massa plástica é próximo de massa para madeira. Já a massa poliéster tem um custo um pouco maior.

 

Nicho em MDF pintado, nicho pintado com esmalte sintético, como pintar madeira.

Após o término da preparação do nicho, iniciamos sua pintura. Preparamos o esmalte sintético realizando sua diluição conforme as instruções da embalagem, ou seja, diluímos com 10 % de solvente ( aguarráz ), a quantidade necessária, para realizar a pintura com rolo de lã de pêlo baixo e pincel.

Com o esmalte diluído, aplicamos duas demãos. Como foi necessário retocar o masseamento da peça e lixá-la novamente, em alguns locais o lixamento removeu o fundo aplicado.Com isso, nesses pontos, foi necessário várias demãos para a devida cobertura da tinta. Uma dica nesse caso, seria aplicar outra demão de fundo na peça, antes da pintura, para igualar o acabamento.

Outra dica para melhorar o acabamento, é lixar a peça com lixa 320 / 360 entre as demãos.

Aproveitamos para mostrar as características de duas famílias de tintas, à base de solvente, a qual foi usada e à base de água.

 

Como diluir tintas, como diluir fundos, como dosar a diluição de tintas, diluição de tintas.

Veja uma dica para dosar a diluição de seus fundos e tintas. Adquira dosadores de diversas medidas e na hora de realizar suas diluições, ao invés de jogar as tintas diretamente nos medidores para dosar, calibre com água um recipiente descartável, fazendo marcações dos níveis de solvente e tinta com uma fita crepe.Com isso você conservará seus medidores limpos. Siga as instruções do fabricante para fazer a diluição de suas tintas na porcentagem correta.

 

Neste vídeo mostramos os detalhes de preparação de um nicho em MDF para receber acabamento de pintura com esmalte sintético. Como foram emendadas chapas de MDF, mostramos a aplicação de fita de borda para cobrir qualquer imperfeição nos topos das chapas. Damos a opção de corrigir imperfeições da peça utilizando massa plástica antes mesmo de aplicar fundo para pintura, justamente por ser uma massa com características específicas.
Depois mostramos o processo iniciando com aplicação de fundo sintético nivelador, lixamento depois de seco, aplicação de massa para madeira em toda a peça e por fim lixamento final para receber pintura.
Aproveitamos para mostrar as famílias de acabamento diferentes, à base de solvente e à base de água. Vale lembrar de usar sempre produtos da mesma família, para que não ocorram problemas.

Saiba como preparar uma peça bruta de madeira com fundo e massa para pintura. Dicas importantes para você realizar trabalhos com perfeição.

Renove seus móveis de madeira, aplicando essas técnicas e tanto mais vida a sua casa

Evite ter que trocar suas tintas e solventes por ter comprado embalagem de tamanho errado.
Conheça as embalagens padrões de mercado como litro, galão, 1/4 de galão e lata.

Conheça produtos específicos de acabamento para certos materiais, como silicone para tijolos e telhas, tinta para forro de gesso, tinta antimofo para tetos, verniz para concreto aparente e resina acrílica para pedras.

Conheça os fundos usados em paredes, madeira e ferro, assim como as respectivas massas de regularização. Fundo preparador de parede, selador acrílico, fundo de zarcão, fundo para aço galvanizado, seladora para madeira, massa corrida PVA, massa corrida acrílica.

Conheça os solventes de uso geral disponíveis no mercado e entenda suas aplicações, entre eles, thinner, aguarrás, álcool e água.