Bancada de Madeira

Bancada de Madeira Reciclada para Oficina de Casa

Como fazer uma bancada de trabalho com madeira reciclada

Quando nos propomos a fazer algo em casa, não importando com quais materiais vamos lidar, é de suma importância ter uma superfície onde possamos realizar o trabalho sem a preocupação de estragar o local. Por isso, ter uma bancada de trabalho facilita muito a nossa vida.

Ela tanto pode ser comprada como pode ser construída. A seguir, mostramos o passo a passo da elaboração de uma bancada de madeira, para que você comece a montar a sua oficina.

Oficina de Casa PDF

O primeiro passo é definir o projeto da bancada, como ela será construída e que dimensões terá. A partir daí, podemos definir uma lista dos materiais que serão usados.

Como se trata de uma bancada de madeira, definimos as espessuras das peças que serão utilizadas, bem como o tipo de madeira que será aplicado.

É importante que a bancada seja robusta e resistente, além de permitir a realização de qualquer tipo de trabalho sobre ela.

Quanto ao tipo de madeira, precisa ser, de preferência, maciça e pesada, o que dará uma boa estabilidade. Imagine você trabalhando em uma bancada toda mole, balançando. Não dá certo.

O ideal é comprar as madeiras já aparelhadas em alguma madeireira, que possui máquinas próprias para isso. Nesta bancada usamos:

  • Tampo: (1,30 m x 0,58 m x 4,5 cm) – 2 pranchas de 0,29 m de peroba emendadas;
  • Pés: (0,86 m x 10 cm x 5 cm) – 4 peças de viga;
  • Travessas horizontais: (5 m lineares x 7 cm x 5 cm) – Caibros.

Adquirimos as peças em tamanhos maiores e, após fazer todas as marcações, foram cortadas nos comprimentos desejados, usando-se uma serra circular manual.

Para que os cortes saíssem perfeitos, usamos como guia um pedaço de sarrafo fixado com grampos às vigas, o que serviu de apoio para a base da serra circular deslizar corretamente. Demos os descontos de medida necessários da lateral da base até o eixo da serra.

Depois das peças cortadas nos comprimentos certos, passamos às marcações…

…para começar as furações necessárias para montá-la. Estas furações podem ser feitas com uma furadeira de bancada ou com uma furadeira presa a um suporte vertical…

…ou com uma furadeira manual, usando-se um gabarito para que os furos saiam alinhados.
Criamos dois quadros laterais, que depois foram interligados por três travessas, duas em baixo e uma em cima e atrás.

Por uma questão didática, unimos os dois quadros laterais de maneiras diferentes, mostrando com isso duas opções de fixação. Na primeira opção, usamos cavilhas de madeira para posicionar as travessas horizontais nas verticais…

…e, depois, unimos as duas peças verticais com duas barras rosqueadas, que são parafusos a metro que não possuem cabeça, onde podemos usar porcas e arruelas dos dois lados, logo abaixo das travessas horizontais.

Na segunda opção, utilizamos porcas embutidas por dentro das travessas horizontais de maneira que, quando apertadas com as barras rosqueadas, travam todo o quadro sem a necessidade de colocar cavilhas, bastando apenas fazer uma furação diferente na travessa horizontal. Uma furação por dentro – na qual irá encaixada a porca – e uma no topo por onde virá a barra rosqueada.

Para o corte dos pedaços de barra rosqueada, pode-se usar tanto um arco de serra com uma serra para metal como uma esmerilhadeira, que agiliza o processo.

Antes de montar definitivamente os dois quadros laterais, devemos fazer as marcações e realizar os encaixes para unir as duas laterais com as três travessas horizontais, que travam toda a base da bancada.

Para realizar o corte do encaixe, é preciso fazer diversos cortes paralelos até a profundidade desejada e depois remover o miolo com um formão.

A partir daí, é só fazer um furo na travessa e na perna para transpassar um pedaço de barra rosqueada de um lado a outro.

Depois de toda a base da bancada devidamente montada e parafusada, unimos as duas pranchas do tampo usando cola e cavilhas; ,depois fixamos o tampo na base através de parafusos. Além da madeira, foram utilizadas barras rosqueadas de ½ polegada, porcas, arruelas, cavilhas de 10 mm e cola para madeira.
Para complementar, pode-se instalar sobre a bancada uma morsa metálica, que será útil para fixar peças enquanto você trabalha.

Ferramentas utilizadas

  • Serra circular manual
  • Esmerilhadeira
  • Furadeira manual
  • Suporte vertical para furadeira (opcional)
  • Furadeira de bancada (opcional)
  • Gabarito para furação
  • Brocas
  • Formões
  • Malho de madeira
  • Esquadro
  • Metro
  • Lápis
  • Alicates
  • Chaves de boca
  • Grampos

Materiais usados

  • EPIs (Equipamentos de Proteção Individual)
  • Luvas
  • Óculos
  • Máscara para pó
64 respostas
  1. Bruno Menassi
    Bruno Menassi says:

    Parabéns Marcelo, o site e o canal estão demais, já peguei alguns projetos pra fazer.
    Uma pergunta, seguindo esse mesmo projeto mas aumentando comprimento de 1,3 para 1,80, aumentando o tampo e as barras do fundo, será que a bancada continua firme sem precisar de mais algum reforço?

    Abraço.

    Responder
  2. Thiago Lopes de Resende
    Thiago Lopes de Resende says:

    Esse projeto caiu como uma luvas, acabei de construir a minha mas modifiquei os encaixes, no tampo eu abri um retângulo onde vou instalar uma placa com uma serra tico tico invertida ou então uma tupia invertida, farei também uma guia paralela de corte. Não consegui peroba nessas medidas e acabei fazendo de angelim. Obrigado por compartilhar esse projeto conosco!

    Responder
  3. Marcelo
    Marcelo says:

    Boa tarde Marcelo, primeiramente gostaria de saber onde você adquiriu as madeira parelhadas e secas? Estou com dificuldade de encontrar.

    Segundo, quanto você gastou para fazer a bancada?

    Obrigado
    Marcelo

    Responder
  4. Tânia Goulart
    Tânia Goulart says:

    Fiz a minha vendo o vídeo. Não ficou tão profissional, mas gostei do resultado. Afinal a bancada é o que se precisa para um bom trabalho . Fazê-la então sem uma bancada, precisamos nos perdoar pelas pequenas falhas. Obrigada amigos pela essencial ajuda. Sem vocês não teria conseguido.

    Responder
  5. Jj Sousa
    Jj Sousa says:

    Olá, Marcelo! Estou tentando montar uma Marcenaria, como "hobby". Coletei diversos materiais de profissionais americanos por desconhecer que havia tanto material de qualidade disponível em nosso país. Parabéns! Você é um genuíno Mestre Marceneiro! Grato pelas dicas e pelo material!

    Responder
  6. Jj Sousa
    Jj Sousa says:

    Olá, Marcelo! Estou tentando montar uma Marcenaria, como "hobby". Coletei diversos materiais de profissionais americanos por desconhecer que havia tanto material de qualidade disponível em nosso país. Parabéns! Você é um genuíno Mestre Marceneiro! Grato pelas dicas e pelo material!

    Responder
  7. Apolo Mund
    Apolo Mund says:

    Olá, Marcelo. Conheci seu site recentemente e queria, primeiramente, agradecê-lo por compartilhar o seu conhecimento na área e ainda se empenhar na qualidade do site. Também gostaria de saber como você consegue fazer um furo transpassante na travessa lateral para passar a barra roscada. Seria uma broca tão longa?
    Desde já agradeço muito a sua atenção.

    Responder
  8. Andresa Roberto
    Andresa Roberto says:

    Olá sr. Marcelo. Primeiramente quero dizer o quanto admiro seus trabalhos! Parabéns! Amo muito esses tipos de projetos e artesanatos. Gostaria que, se puder, postasse no youtube, como fazer uma bancada de escritório aberta na frente para entrar a cadeira de escritório. estou conectada no seu face Oficina de Casa. Aguardo seu retorno. Abraços!

    Responder
  9. Teylo Vasconcelos
    Teylo Vasconcelos says:

    Fala, Samuel! Tudo Bem com você? Nilza me falou que encontrou você! Estamos reencontrando toda a nossa turma do Orlando Bitar (1992). Por favor, aceita meu convite. Você poderá manter contato com toda a turma. Um Abraço! Teylo Vasconcelos.

    Responder
  10. Rodrigo Sz
    Rodrigo Sz says:

    Olá Marcelo, os tampos das mesas são comprados prontos? quero dizer tem como fazer uma emenda sem deixar ela aparecendo? Parabéns pelo teu trabalho, muito facil de entender pelas tuas explicações …

    Responder
  11. Silvio Ambiel
    Silvio Ambiel says:

    Boa tarde marcelo descobri seu site e aprendi muito com seus videos e dicas obrigado por compartilhar seu conhecimento conosco .
    Quero montar essa bancada de trabalho mas fui em varias madeireiras atras de comprar a peroba rosa mas me informarão que hoje é quase imposivel de eu encontrar pois esta quase em estinção e me indicarão a pariri que pode ser subistituida pela peroba poderia me dar uma opinião se vc conhese se é de boa qualidade,sera que posso confiar.
    Um grande abraço e muito obrigado.

    Responder
  12. Samuel Junior
    Samuel Junior says:

    Primeiramente, parabéns pelo seu trabalho. Não é fácil ensinar pra pessoas que não conhecem o assunto. Parabéns mesmo! Queria dar uma dica: Vc poderia colocar a venda, se quisesse, o material que confecciona. Não é? Obrigado.

    Responder
  13. Zé Maurício
    Zé Maurício says:

    Marcelo, onde posso comprar uma dessas? Não conheço ninguém que tenha uma bancada que eu possa usar para fazer a bancada, rs. Obrigado.

    Responder
  14. Waldu Jarske
    Waldu Jarske says:

    Marcelo eu to matutando , porque percebi que quase todo mundo é carpinteiro , mas tambem é verdade que a grande dificuldade é cortar adequadamente a madeira ai pensei!!! porque não montar uma pequena oficina só de corte de madeira para multi utilidades e cobraria por isso no caso eu investiria em maquinário . o que voce acha disso , moro em aracaju por favor mantenha contato email : wj90001@gmail.com walduino

    Responder
  15. Vinícius Marchioto
    Vinícius Marchioto says:

    Olá Marcelo Boa Noite, Sou apaixonado por fazer coisas "eu mesmo", curto muito os seus vídeos, assisti o da bancada, quero arriscar em fazer uma, eu posso substituir a péroba por outra madeira sem perder a qualidade? apenas para economia de cascalho.Outra coisa, tenho apenas ferramentas, como furadeira, será que mesmo assim posso realizar a montagem?Fico no aguardo.

    Responder
    • Oficina de Casa
      Oficina de Casa says:

      OI, Vinícius, desculpe a demora! Você pode fazer esta bancada com ferramentas manuais, substitua a serra circular por um serrote! Quando a madeira, você pode substituir por outra deste que essa seja dura. Veja as opcões e me fale… Abs

      Responder
  16. Emerson Barboza
    Emerson Barboza says:

    Olá Marcelo, primeiramente gostaria de agradecer pelas dicas gratuitas, pretende fazer uma bancada na minha garagem, só não sei se vou encontrar peroba aqui em Ponta Grossa PR, posso usar PINHEIRO ou Eucalipto? o que vc me indica? Desde Já, agradeço. Um abraço! Emerson.

    Responder
  17. Lupércio Brolesi
    Lupércio Brolesi says:

    boa tarde…quero contruir essa mesa, pois pretendo iniciar alguns trabalhos de marcenaria. voce teria as medidas exatas das peças, pois o que voce colocou foram do tampo mas as alturas dos pes e travessas nao tem. no aguardo e parabens pela mesa

    Responder
  18. Orlando Cocao Cunha Medeiros
    Orlando Cocao Cunha Medeiros says:

    Parabens pelo trabalho, Marcelo. Como você uniu as duas peças do tampo? Orlando da Cunha – Natal – RN

    Responder
    • Marcelo Aguilera
      Marcelo Aguilera says:

      Orlando as duas peças do tampo foram unidas com cavilhas.Assista o video "bancada pequena " para ver esta emenda.Para fixar o tampo à base foram usadas cantoneiras metálicas.

      Abs

      Marcelo Aguilera

      Responder
  19. Orlando Cocao Cunha Medeiros
    Orlando Cocao Cunha Medeiros says:

    Bom dia, Marcelo. Parabéns pelo trabalho. Como você uniu as duas peças de do tampo? Abraço. Orlando da Cunha – Natal – RN

    Responder
  20. Sergio Bensi
    Sergio Bensi says:

    Marcelo, parabéns por compartilhar seu conhecimento com outras pessoas sem nada em troca você é um exemplo de competência e humildade, forte abraço Sergio SP

    Responder
  21. Lucas Trauer
    Lucas Trauer says:

    Muito bom..Parabéns pelo trabalho..
    Vocês podiam montar esse suporte vertical para a furadeira neh?! Seria muito útil para outros projetos também.
    Fica a ideia para mais um "Fazer" ao site.

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *