Clique aqui e seja um dos primeiros a conhecer o OFICINA CLUB.

Corte meia esquadria ou corte 45º

Corte meia esquadria ou corte 45º

Como fazer cortes meia esquadria ou corte 45º, longitudinais ou transversais em peças de madeira utilizando uma serra de bancada, serra circular meia esquadria, serra meia esquadria manual ou com a caixa de meia esquadria.

Muito usado na montagem de molduras, quadros, guarnições de portas, móveis, e etc, é um tipo de corte que dá um bom acabamento, pois elimina a visão do topo de uma das peças em qualquer emenda em cantos externos ,criando uma quina viva.

A maneira mais simples é utilizando uma caixa meia esquadria, a qual depois de fixada na bancada, permite cortar madeiras estreitas no sentido transversal, usando um simples serrote, e um sargento.

Depois mostramos um corte longitudinal sendo realizado em uma serra circular de bancada, com todas as regulagens da máquina e ajustes de guia de corte.

Em seguida, as dicas de uso e segurança da serra circular manual e mostramos como realizar o corte longitudinal meia esquadria em uma peça mais larga.

Depois é a vez da serra circular meia esquadria e da serra meia esquadria manual, que são ferramentas específicas para este uso.

Criado com Area de Membros WP