Corte meia esquadria ou corte 45º

Corte meia esquadria ou corte 45º

Como fazer cortes meia esquadria ou corte 45º, longitudinais ou transversais em peças de madeira utilizando uma serra de bancada, serra circular meia esquadria, serra meia esquadria manual ou com a caixa de meia esquadria.

Muito usado na montagem de molduras, quadros, guarnições de portas, móveis, e etc, é um tipo de corte que dá um bom acabamento, pois elimina a visão do topo de uma das peças em qualquer emenda em cantos externos ,criando uma quina viva.

A maneira mais simples é utilizando uma caixa meia esquadria, a qual depois de fixada na bancada, permite cortar madeiras estreitas no sentido transversal, usando um simples serrote, e um sargento.

Depois mostramos um corte longitudinal sendo realizado em uma serra circular de bancada, com todas as regulagens da máquina e ajustes de guia de corte.

Em seguida, as dicas de uso e segurança da serra circular manual e mostramos como realizar o corte longitudinal meia esquadria em uma peça mais larga.

Depois é a vez da serra circular meia esquadria e da serra meia esquadria manual, que são ferramentas específicas para este uso.

9 respostas
  1. Gean Jadson
    Gean Jadson says:

    Eu um dia pude presenciar uma serra tico tico da (Festool) que fazia tanto cortes longitucionais como transversais,mais esse tipo de recurso eu só vi na festool,a black&decker costuma lançar algumas ferramentas com mais funções que as outras marcas,porém ainda não vi uma black&decker cortando em 45 graus longitudinais…

    Responder
  2. Fenix Oliver
    Fenix Oliver says:

    Adorei esse vídeo. Mostra um modo simples e barato de fazer uma estrutura para corte 45 graus. Sem falar que o autor é uma figura. Parabéns. Muito obrigada.

    Responder
  3. Luis Fernando Brito
    Luis Fernando Brito says:

    Marcelo, muito bom o post. Serrar em ângulo é sempre algo que requer, além de habilidade, técnica. E isso vc mostrou de forma muito eficiente. Apenas uma observação de segurança: o manual da serra de bancada Makita (modelo 2704, mas creio que se aplique a todos os modelos e marcas) diz que nunca devemos usar luvas durante a a operação da máquina. Essa informação está na seção "dicas de segurança adicionais para a ferramenta" (pg. 3 do manual, item 16) e o motivo é que luvas podem ser puxadas pelo disco, e ao invés de um corte (bate na madeira três vezes!) podemos ter uma decepação completa do dedo ou da mão (bate na madeira trinta vezes!). Espero que essa i nformação seja útile mais uma vez pelo excelente blog!

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *